top of page

Sobre nós

A Asas do Cerrado, através do Projeto Casa A+ durante os anos de 2020, 2021 e 2022 têm sempre promovido buscar o empoderamento da comunidade LGBTQIA+ no estado do Tocantins com ações pontuais de saúde, segurança alimentar, cultura e principalmente de empregabilidade para que possam fortalecer o sucesso dessas pessoas. O estado do Tocantins e as prefeituras municipais, ou seja, o poder público, não promovem nenhuma ação para alcançar essa comunidade; aqui relatamos a ênfase na sigla T que junto com todas as siglas têm os seus direitos negados e enfrentam diariamente a Violência Física e desrespeito aos seus direitos.

 

A Casa A + busca promover e fortalecer a saúde e os direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais das populações em situação de extrema vulnerabilidade social. Promovendo ações e conscientização sobre Direitos Humanos, Cidadania e Saúde junto às populações-chave e prioritárias em contexto de vulnerabilidade socioeconômica. 

 

Promovemos a superação do HIV/AIDS, Hepatites, Sífilis, IST’s, Monkepox e promoção das ações de imunizações e efeitos da Pandemia de COVID-19, Promovendo a conscientização para o autocuidado, para o início e continuidade de seu tratamento através do Sistema Único de Saúde.

 

A Casa A + nasceu no estado do Tocantins na cidade de Palmas e expandiu sua atuação nas cidades de Anápolis – GO e Brasília – DF.

 

Estamos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Juntos, chegaremos lá!


Nossas atividades estão alinhadas para o atingimento das seguintes metas e objetivos:

- 03 – Saúde e Bem-Estar | 04 – Educação de qualidade | 05 – Igualdade de Gênero | 10 – Redução das Desigualdades.

SAUDE E BEM ESTAR.png

O que é o Projeto Empodera Mais.

 

É um projeto que promove o empoderamento da comunidade LGBTIQIA+ com ênfase na sigla “T” proporcionando a capacitação na área de defesa de direitos, cidadania plena; garantindo a inclusão e o acesso equânime, na área da saúde, justiça e capacitação para o mercado formal de trabalho. Transformando o território onde vivem, em um lugar inclusivo e sem discriminação. 

 

Com a chegada da Pandemia da COVID-19 a situação da população agravou mais ainda, já sofrendo com os desmontes das políticas públicas conquistadas pela comunidade proporcionada pelo então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro que além de promover o desmonte, propiciou o ”clima" de violência e medo. Em setembro de 2020 lançamos o Projeto CASA A+ no enfrentamento à COVID19, um questionário que foi aplicado de forma virtual com perguntas, que buscavam informações sobre a comunidade LGBTQIA+ no estado do Tocantins. Divulgado nas redes sociais e grupos de WhatsApp, tinha enquanto principal objetivo: mapear a real situação de vida e saúde nesse tempo de pandemia da COVID-19.  

 

Essa pesquisa nos capacitou a entendermos o perfil e as principais necessidades desta comunidade no estado do Tocantins, no que se refere à saúde, assistência social, e empregabilidade. A partir desta análise das informações e necessidades surge o EMPODERA MAIS. Com objetivo em promover a capacitação profissional fomentando a empregabilidade e o empreendedorismo.  A realização ocorreu com o apoio da UNAIDS; alcançando o objetivo, formando profissionais na área da beleza, promovendo workshop sobre empreendedorismo e planejamento financeiro.

 

Percebemos que estávamos no caminho certo devido a resposta positiva das pessoas beneficiadas com o Empodera Mais, tendo seus próprios empreendimentos na beleza e outras com empregos formais e/ou parcerias de empregabilidade.  Agora, estamos fortalecendo e ampliando as ações do projeto  Empodera Mais no que se refere a capacitação e incentivo da comunidade LGBTQIA+ com ênfase na sigla “T” para que as mesmas sejam ativistas em sua atuação na luta e garantia de seus direitos enquanto protagonistas de sua própria História no território em que vivem.

 

 

Equipe do Projeto

 

Coordenação Geral: Geraldo Magela Neto

Equipe: 

Jessica Lorrane

Stephanie Barbalho

Dra Rubra Araujo

Dra Alessandra Muniz

Dra. Alexandre Janotti Mayor

Dr. Landri Alves Neto

Luciane Adna Martins de Carvalho

 

Comunicação: Remer

bottom of page